sábado, 23 de outubro de 2010

Nos sorrisos e nas lágrimas...


Pode surgir de várias formas: à primeira vista, após uma antipatia mútua, com desconfiança, através de outras pessoas, no trabalho, na escola, na faculdade, na rua, do nada... O que importa não é como surge, mas como se desenvolve. Na maioria das vezes, o sorriso é a porta de entrada. Porém, não basta mostrar todos os dentes para conquistar, é preciso sorrir com os olhos, com a alma... Estou falando de AMIZADE!

A amizade, para mim, é uma forma de relacionamento bastante intrigante. É só parar para pensar: pessoas que não são da nossa família, pensam diferente, têm atitudes que nos surpreendem, somem de vez em quando, brigam, criticam e, ainda assim, nós aceitamos... Muito mais que isso, amamos (cada um à sua maneira).

Geralmente, temos muitos colegas e poucos amigos. Para cada pessoa, uma forma de seleção. A minha forma de selecionar amigos, ainda não consegui identificar. Há amigos que amamos pelo silêncio e outros, pelo barulho. Existem aqueles que amamos por nos fazerem dar boas gargalhadas, enquanto outros nos fazem chorar (de alegria, de emoção, de saudade).

Tem aqueles que somem, mas quando aparecem é como se nunca tivessem se distanciado de tanta sintonia. E tem aqueles que estão sempre pertinho, a postos para quando ouvirem um grito por “socorro”.

Mas uma coisa é certa: amigos se entendem pelo olhar! Não é preciso falar, basta um olhar para saber o que existe por dentro: amor, paixão, angústia, alegria, tristeza, preocupação, cansaço. Se bem que existem amigos que insistem em esconder esses sentimentos para não nos deixar preocupados. São os sutis, discretos... E eles são os que mais precisam de nós.

Impossível deixar de citar os amigos que encontramos dentro de casa. Nossos irmãos, primos, mãe, pai, avó, avô... A amizade também pode ser verdadeira entre um casal que se ama além da amizade.

De um jeito ou de outro, a amizade verdadeira é difícil de encontrar. Por isso, quando encontrar um amigo, trate-o como uma pedra preciosa, como uma pérola vinda do fundo do mar.

Como escreveu o poeta Vinícius de Moraes, “a gente não faz amigos, reconhece-os”.

2 comentários:

  1. Lindo texto, Camila! Parabéns, o blog tá bacana! ;DDD

    Marquinhos.

    ResponderExcluir
  2. Gostei de todo o blog; como sempre vc arrasando no que faz. E esse texto muito bom. A imagem adorei.

    ResponderExcluir